CBIOS PARA CANAVIEIROS
Feplana destaca pauta do setor da cana para Frente do Etanol do Congresso Nacional
Nesta quarta-feira (23), a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) participou da posse do novo presidente da Frente Parlamentar do Etanol (FPE), o deputado federal José Victor (PL-MG), em substituição ao deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). Na ocasião, Luís Henrique Scabello, diretor da Feplana e presidente da Canasol, órgão de classe dos canavieiros em Araraquara e região paulista, apresentou as prioridades do setor da cana ao novo líder da FPE. Entre elas, destacou a necessária atualização da Lei dos Biocombustíveis (RenovaBio) de modo que insera os produtores das biomassas nos benefícios (Cbios) da lei.
É urgente a participação dos canavieiros no RenovaBio. A lei promove e eleva a produção de biocombustíveis no Brasil, sendo fundamental na previsibilidade e sustentabilidade ambiental, econômica e social. "Porém, ainda não está completa, porque falta a parte social dessa cadeira produtiva, que somos nós, os produtores de biomassa. Logo, falta nos remunerar com os CBios, ainda exclusiva às usinas, porque nós somos os fornecedores de cana da indústria do etanol do Brasil. Só assim a lei estará completa", destacou a Feplana para o novo presidente da FPE.
O deputado José Vitor registrou o pleito do qual já é conhecedor. A Feplana trava na Câmara Federal, através da PL 3.149 de 2020, de autoria do então deputado Efraim Filho (DEM-PB), a defesa dessa modernização do RenovaBio. A entidade canavieira foi quem pediu que o PL fosse elaborado e apresentado ao parlamento na época. Hoje, depois de aprovado pela Comissão de Agricultura da Câmara, o projeto continua na Comissão de Minas e Energia, a espera do relatório, a cargo do deputado Benes Leocádio (União-RN)
O presidente da frente aproveitou para destacar a importância do setor da cana, em especial do biocombustível derivado da produção agrícola, sobretudo para a transição energética, sendo a referência no modelo de transição, ampliando-se até com produção do hidrogênio verde. Sua posse, que foi realizada na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em Brasília, teve a participação de outras entidades, a exemplo da União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), que reúne todas as associações canavieiras no NE e é filiada da Feplana.