Nesta semana, durante reunião onde marcou a atuação de Nelson Peres como novo presidente da Comissão de Cana da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), o colegiado definiu a pauta prioritária que defenderá neste ano. Dentre os temas, está o pleito da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) junto ao Congresso Nacional para atualizar o RenovaBio de modo a garantir o pagamento de CBios para os fornecedores de cana, hoje sem nenhuma garantia legal.
Em nota, a CNA confirma sua posição sobre a defesa prioritária do pagamento de CBios (créditos de descarbonização) aos fornecedores independentes de matéria-prima. O presidente (Paulo Leal) e o vice-presidente da Feplana (Alexandre Andrade Lima) participaram da referida reunião da Comissão.
Na ocasião, o colegiado também incluiu como prioridade do órgão a revisitação às metodologias usadas para o estabelecimento do valor de pagamento via Conselho de Produtores de Cana, Açúcar e Etanol (Consecana) pela matéria-prima.
Outra pauta principal aprovada pelo setor é o aumento da participação de produtores de cana na contratação de seguro rural. A Comissão incluiu, ainda, atuação na melhoria da cadeia produtiva e ampliação do mercado de aguardente de cana e cachaça.