Português (Brasil)

Federação Dos Plantadores de Cana do Brasil

 feplana@feplana.com.br   (61) 3321-2739 / 3322-3856
Português (Brasil)

Siga-nos nas redes sociais

ENCONTRO NACIONAL DO AGRO: Feplana defende mais fertilizantes, recursos e pagamentos ambientais

Compartilhe este conteúdo:

ENCONTRO NACIONAL DO AGRO
Feplana defende mais fertilizantes, recursos e pagamentos ambientais

Nesta quarta-feira (10), várias pautas foram defendidas durante o Encontro Nacional do Agro, realizado pela confederação do setor (CNA), com a presença do presidente Bolsonaro, autoridades políticas e dirigentes de entidades rurais, dentre eles Paulo Leal, da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana). O órgão canavieiro defende a urgência da implantação pelo Governo Federal de pelo menos três delas: a ampliação da produção nacional de fertilizante; elevação da oferta de recursos para financiamento da safra 2022/2023; e, com relação ao meio ambiente, a regulamentação da Lei 14.119/21, o Pagamento pelo Serviço Ambiental.  

"Para ampliar a produção nacional de fertilizante basta dar seguimento em várias medidas que vão de liberações ambientais para a mineração e melhoramento genético. Isso dará uma garantia para nossa produção, bem como segurança alimentar para nossa população, sendo bom à sociedade", diz Leal ao lado do presidente da Associação dos Canavieiros do RN, Hermano Augusto, presente no encontro. 

Ele também lembrou do crescimento significativo da safra enquanto tem havido uma redução dos recursos governamentais proporcionalmente. "É preciso mecanismos modernos de financiamento e diminuição de seus custos. Portanto, precisa, ainda, uma ampliação da oferta desses recursos para financiamento da safra", realça. 

Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é também prioritário para a Feplana, sobretudo porque basta que haja a regulamentação da Lei 14.119/21. Leal destaca que o PSA é um mecanismo para remunerar os produtores por serviços ambientais em suas propriedades que geram benefícios para toda a sociedade.

"Estas e outras pautas apresentadas a Bolsonaro pela CNA são maduras e estão prontas para serem aplicadas pela positividade para agropecuária e principalmente para a sociedade. São demandas estruturantes", fala Leal, acreditando na implantação pelo presidente presente no evento. 

O presidente da CNA, João Martins, enfocou, sengundo a Feplana, para a importância do setor agro continuar apoiando Bolsonaro e todos políticos da Frente Parlamentar do Agro (FPA) para que se mantenha avançando as pautas voltadas para a agropecuária.

Na ocasião, Leal aproveitou para se reunir com lideranças de entidades canavieiras e afins, a exemplo dos presidentes da Asplan/RN, Hermano; da Coplan, Fernando Rossiter; da Faep, Agide Meneguethe; e do Sindicato Rural de Cambará/PR, Aristeu Sakamoto. E também com os deputados federais José Mário (MDB-GO) e Pedro Lupion (PROG-PR)

Compartilhe este conteúdo: